|

Serra Pelada voltará a produzir ouro quase 20 anos após encerramento


Nos anos 80, a mina – localizada no Estado do Pará, região norte do Brasil – foi alvo da maior corrida aos metais preciosos da história da América Latina, com mais de 80 mil garimpeiros trabalhando ao mesmo tempo.
A imagem do “formigueiro humano”, que correu o mundo no trabalho do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, não se deverá repetir desta vez, já que a nova etapa da exploração será totalmente mecanizada.
A empresa de mineração canadiana Colossus Minerals Inc. conquistou a permissão para explorar a área, associada à Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp).
O acordo feito entre Colossus e Coomigasp prevê que 25 por cento do lucro da recém-criada Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral (SPCDM) seja repartido entre os mais de 38 mil ex-garimpeiros da região que estão associados à cooperativa. O restante ficará com a multinacional.
Depois do fecho da mina, esses trabalhadores passaram a viver de trabalhos esporádicos ou do rendimento que conseguiram com a venda do ouro. Pouquíssimos conseguiram enriquecer na época e, entre eles, raros souberam investir o que ganharam. Agora, com a parceria com os canadianos, esperam ganhar o suficiente para viver melhor.
Os primeiros levantamentos indicaram a presença de, pelo menos, 50 toneladas de ouro nos 100 hectares com permissão para a retomada da exploração. Esse número deve ser actualizado pela empresa em Janeiro.
A expectativa dos ex-garimpeiros é de que o volume seja bem maior, já que a própria mineradora informou que o potencial de novas descobertas na propriedade é elevado.
Segundo Antônio Ferreira Milhomem, diretor da Coomigasp, em Serra Pelada podem ser encontrados ouro amarelo, paládio – que é um ouro branco -, prata e platina. “A incidência menor é de platina, mas, em compensação, o preço é duplicado em relação ao preço do ouro”, explicou.
No passado, foram extraídos de Serra Pelada cerca de 40 toneladas de ouro, sem contar o que foi vendido clandestinamente – o ouro retirado deveria ser vendido exclusivamente à Caixa Económica Federal.
O grande buraco que os trabalhadores cavaram é hoje um lago com mais de 100 metros de profundidade. Agora, será construída uma mina subterrânea, obra que deverá receber um investimento total de 320 milhões de reais (130 milhões de euros) por parte da multinacional canadiana.
O lucro com a exploração da Nova Serra Pelada, no entanto, deverá ser contado em milhares de milhões de reais.
Fonte: Jornal Correio do Valle
Link desta noticia...

Posted by Louco por Pc: Cristiano Will Lira on 06:22. Filed under , , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. Feel free to leave a response

0 comentários for "Serra Pelada voltará a produzir ouro quase 20 anos após encerramento"

Atenção - Leia antes de deixar um Comentário! - Serão aceito somente comentários relacionado sobre a matéria postada. - Só serão postados comentários com NOME e SOBRENOME, para comentar como anonimo vc deve deixar um comentário explicativo sem ofensas para ser aceito por nossa equipe. - Todo comentário obsceno, ilegal, ofensivo, anônimo, escrito em letra maiúscula, contendo gírias em excesso ou estritamente publicitários, serão "apagados". - Spam não será tolerado. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos. - As opiniões aqui expressas não tem relacionamento qualquer com nossa opinião.