|

Chegada de haitianos em Rondônia


O governo do Estado vem providenciando abrigo, alimentação, atendimento médico e encaminhamento ao mercado de trabalho.  No que tange à empregabilidade, as técnicas (assistentes sociais) da Secretaria de Estado de Assistência Social tiveram o cuidado de inseri-los no mercado de trabalho em atividades laborais mais próximas das experiências dos imigrantes anteriores, frisa a secretária, Claudia Moura.Ao todo hoje são 500 (quinhentos) haitianos que o governo presta assistência através da Seas. Eles têm chegado frequentemente em Porto Velho desde março de 2011, em pequenos grupos de 4 a 12 pessoas. São de todas as províncias do Haiti, principalmente de Porto Príncipe. Chegam primeiro no Acre, depois mudam para Rondônia. A maioria não tem qualificação profissional e é do sexo masculino. Estão sendo empregados na construção civil e as mulheres empregadas como domésticas e babá.  
O primeiro grupo que chegou a Rondônia em março de 2011 já pode ser chamado de cidadãos brasileiros, pois já foram contemplados com o visto de permanência no Brasil, o que proporciona a eles cidadania brasileira.
 A secretária diz ainda que o governo de Rondônia tem proporcionado tanto aos que já têm cidadania brasileira, quanto aos que chegaram mais recentemente, atendimento socioassistencial, desde a inclusão cidadã na retirada de documentos de identificação, exames laboratoriais e preventivos de saúde assim com a inclusão no trabalho, na medida em que o mercado oferece vagas, sendo que estas vagas de trabalho estão cada vez mais escassas. “E eles continuam chegando aqui com a ideia equivocada de que Rondônia, por conta do advento das usinas, tem muita oferta de emprego. O que é um engano,” declara Claudia Moura.
Há ainda uma preocupação entre o valor cultural e lingüístico daqueles imigrantes. Recentemente o Estado de Rondônia assinou um Termo de Cooperação Técnica com a Universidade Federal de Rondônia (UNIR), visando pesquisa a fim de conhecer um pouco mais a cultura daqueles imigrantes.
Em março de 2011 o governo à união a chegada do grupo de haitianos e solicitou apoio no sentido de atender a essa nova demanda. Mas, na época não obteve nenhuma ajuda direta. Mesmo não recebendo ajuda do governo Federal, Rondônia assumiu os custos de atendimento aos Haitianos, com recursos próprios.
Decom


Link desta noticia...

Posted by Louco por Pc: Cristiano Will Lira on 06:58. Filed under , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. Feel free to leave a response

0 comentários for "Chegada de haitianos em Rondônia"

Atenção - Leia antes de deixar um Comentário! - Serão aceito somente comentários relacionado sobre a matéria postada. - Só serão postados comentários com NOME e SOBRENOME, para comentar como anonimo vc deve deixar um comentário explicativo sem ofensas para ser aceito por nossa equipe. - Todo comentário obsceno, ilegal, ofensivo, anônimo, escrito em letra maiúscula, contendo gírias em excesso ou estritamente publicitários, serão "apagados". - Spam não será tolerado. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos. - As opiniões aqui expressas não tem relacionamento qualquer com nossa opinião.