|

Dose dupla: São Silvestre e réveillon se despedem com estilo de 2011


Fim de ano é época de muitos eventos e, para 25 mil corredores, o último dia de 2011 terá duas grandes festas: a Corrida de São Silvestre e a chegada do ano novo. A competição terá largadas às 15h, com os cadeirantes; às 17h10m, com o pelotão feminino; e, finalmente, às 17h30m, a elite masculina seguida de todos os outros inscritos. A principal prova do ano, que faz parte do calendário do Verão Espetacular, será transmitida ao vivo pela TV Globo, às 17h, e em tempo real pelo GLOBOESPORTE.COM, a partir das 14h.
Corrida de São Silvestre 2010 (Foto: Ronaldo Milagres / ZDL)Corredores invadem as ruas de São Paulo na São Silvestre de 2010. O mar de gente será ainda maior este ano graças ao recorde de inscritos (Foto: Ronaldo Milagres / ZDL)
A competição recebe pessoas de todo o Brasil e de outros 32 países apaixonadas por corrida, e a proximidade do novo ano impede, ou pelo menos dificulta, que muitos voltem às suas cidades antes da virada. Alexandre Vítor Andrade será um dos que conseguirão festejar em casa. Ele mora na cidade de São Roque, no estado de São Paulo, que fica a uma hora e meia de carro da capital.
corrida são silvestre Ale Vitor reveillon (Foto: Arquivo Pessoal)Alexandre na estreia em 2010: São Silvestre é evento
obrigatório no fim do ano (Foto: Arquivo Pessoal)
Alexandre já corre há bastante tempo, mas demorou a participar da São Silvestre, pois sempre tinha algum outro compromisso para o dia 31. Mas, desde sua estreia, em 2010, não tem mais dúvida de qual é o principal evento do fim de ano.
- Hoje, se eu tivesse que escolher entre viajar e ficar pra correr a São Silvestre, eu ficaria. Virou algo que eu não posso deixar de lado de jeito nenhum – disse Alexandre.
Wânia Martins veio de longe. Apesar de paulista, mora em Natal, Rio Grande do Norte. Mas não pense que passar a virada do ano longe da cidade onde vive é um problema. Muito pelo contrário, por três bons motivos.
- Vim visitar meus pais, que eu não via há um ano; visitar minha terra, já que fazia quatro anos que não passava aqui; e correr. A programação do réveillon é um jantar em família – contou.
corrida Wania Martins reveillon 2011 são vilvestre (Foto: Arquivo Pessoal)Antes e depois: Wânia em seus modelitos para a
corrida e para o réveillon (Foto: Arquivo Pessoal)
Como toda mulher, sua preocupação é a roupa. Afinal, são eventos especiais.
- Para a São Silvestre, short, camiseta Twittersrun (do seu grupo de corrida), tênis, frequencímetro. Como a prova é à tarde, não precisa de boné nem óculos de sol, mas trouxe para treinar. Para o réveillon, algo simples para ficar em casa com a família: vestido, sandália, anéis, brinco e um batom para iluminar o rosto – comentou Wânia.
Lucélia Peres, corredora profissional e campeã da São Silvestre em 2006, também veio preparada. Ela é mineira, mas mora em Brasília desde muito nova. A atleta costuma seguir a comemoração proposta pela organização, que, segundo os promotores do evento, será um jantar no hotel onde os atletas estão hospedados. Sempre acompanhada do marido.
- Eu até tentei voltar para casa uma vez e vi fogos do avião. Nunca mais – contou.
Na mala, além de tênis e roupas para a corrida, Lucélia veio equipada com a roupa da festa da virada e maquiagem.
- Este ano, a cor do vestido é dourada – revelou.
NÚMEROS DA SÃO SILVESTRE 2011
25 mil inscritos (recorde)
81% são homens
200 são cadeirantes
1.200 munícipios representados
33 países representados
4 continentes representados
550 mil copos d'água
52 mil garrafas de isotônico
26 mil lanches
250 profissionais de sáude
27 ambulâncias
A 87ª edição da Corrida Internacional de São Silvestre trará novidades. A largada continua na Av. Paulista, mas a chegada, que era no mesmo local, foi transferida para o Obelisco, próximo ao Parque do Ibirapuera. Com essas alterações, a prova contará com dois novos pontos de descida.
A mudança dividiu opiniões. Fato é que muitos resolveram avaliar a São Silvestre versão 2011 e o recorde de inscritos foi batido. O grande nome da prova é o brasileiro Marílson Gomes dos Santos, principal fundista do país. Atual campeão, ele vai em busca do tetra. No entanto, as mudanças no percurso, segundo o próprio corredor, tirarão dele a vantagem de anos anteriores, quando o conhecimento do trajeto o deixava ainda mais favorito à vitória.
O novo percurso não é o único obstáculo de Marílson. O brasileiro Damião Ancelmo de Souza disse que descerá “embalado” na busca pelo pódio. Os quenianos, mesmo pegos de surpresa com as mudanças, afirmaram que isso não tira a força deles.
 
corrida Marilson São Silvestre 2011 (Foto: Marcelo Machado de Melo / Ag. Estado)Marílson: favorito, mas desconfortável com novo
percurso (Foto: Marcelo M. de Melo / Ag. Estado)
O principal nome do país africano é Martin Lel, tricampeão da Maratona de Londres. Os outros destaques são Duncan Kibet, Mathew Kisorio, Barnabas Kiplagat Kosgei, Mark Korir. Além do Quênia, a elite masculina conta com atletas de Portugal, Tanzânia, Etiópia, Marrocos, Colômbia, Equador, Chile, Bolívia, Uruguai e Paraguai. Caso Marílson conquiste o tetra ou qualquer outro brasileiro vença, o país se igualará ao Quênia, com 12 vitórias cada, desde que a corrida tornou-se internacional.
Mais desfavorável é o placar na elite feminina. São oito vitórias quenianas contra apenas cinco brasileiras. A força do Quênia está em três nomes principais: Eunice Kirwa, Prisca Jeptoo e Nancy Kiprop. Destaque também para a marroquina Samira Raif e para a etíope Yime Wude Ayalew, campeã de 2008.
No pelotão nacional, a torcida vai para Adriana Aparecida, campeã da maratona no Pan de Guadalajara-2011; Cruz Nonata, Marily dos Santos e Lucélia Peres, vencedora da São Silvestre em 2006.
Resultados do feminino - de 1975 até 2010:
1º - Quênia - 8
2º - Portugal - 7
3º - Brasil - 5
4º - México - 4
5º - Alemanha - 3
6º - EUA - 2
Equador - 2
Etiópia - 2
9º - Dinamarca - 1
10º - Iugoslávia - 1
11º - Sérvia/Montenegro - 1
Resultados do masculino - 1945 até 2010 :
1º - Quênia - 12
2º - Brasil - 11
3º - Bélgica - 6
Colômbia - 6
5º - Equador - 4
México - 4
Portugal - 4
8º - Argentina - 3
9º - Chile - 2
EUA - 2
França - 2
Inglaterra - 2
Iugoslávia - 2
14º - Alemanha 1
Costa Rica - 1
Etiópia - 1
Finlândia - 1
Tchecolosváquia - 1
Uruguai - 1
info São Silvestre 2011 - 2 (Foto: ArteEsporte)Confira as alterações no percurso da São Silvestre (Foto: ArteEsporte)
Link desta noticia...

Posted by Louco por Pc: Cristiano Will Lira on 04:39. Filed under , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. Feel free to leave a response

0 comentários for "Dose dupla: São Silvestre e réveillon se despedem com estilo de 2011"

Atenção - Leia antes de deixar um Comentário! - Serão aceito somente comentários relacionado sobre a matéria postada. - Só serão postados comentários com NOME e SOBRENOME, para comentar como anonimo vc deve deixar um comentário explicativo sem ofensas para ser aceito por nossa equipe. - Todo comentário obsceno, ilegal, ofensivo, anônimo, escrito em letra maiúscula, contendo gírias em excesso ou estritamente publicitários, serão "apagados". - Spam não será tolerado. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos. - As opiniões aqui expressas não tem relacionamento qualquer com nossa opinião.